Parkour - O fato além da forma divertida de um treino


Todos sabemos que assim como toda atividade física praticada corretamente gera resultados saudáveis para o praticante, levando a longevidade e melhor expectativa de vida, além de influenciar diversas partes do nosso corpo a responder positivamente a determinadas situações. Assim como o conhecimento faz diferença no mundo em que vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano.


Para as crianças e adolescentes o esporte proporciona momentos de aprendizagem; a prática de atividades físicas e esportes auxiliam na construção da convivência do indivíduo com a sociedade e também na aprendizagem da técnica esportiva.  Na infância e adolescência poderá gerar os conflitos no grupo, e os mesmos estarão sendo expressos em forma de desabafos, brigas, choros etc. Por isso é importante a prática de algum esporte para ajudar na formação e convivência deste jovem em uma sociedade.


Portanto, o esporte e a atividade física são atividades fundamentais para uma vida longa e saudável. O esporte promove a saúde e o bem estar, estendendo a expectativa de vida e reduzindo a probabilidade de acometimento de diversas doenças, principalmente aquelas relacionadas ao sedentarismo. Enfim, a prática esportiva ajuda a formar um mundo melhor, com tudo de bom que ele nos traz, como saúde, auto-estima, espírito de equipe, objetivos, entre outros atributos que são desenvolvidos durante ao longo da vida.
(Trecho do texto retirado do artigo: A Importância da Prática Esportiva no Cotidiano, Latina)


Agora passemos para o nosso lado, o lado do Parkour como uma ferramenta além de diversão: UM TREINO e seus benefícios:


BENEFÍCIOS NEUROLÓGICOS:
Os movimentos que cruzam a linha média do corpo estimulam o sistema nervoso, equilibrando o lado direito e o lado esquerdo do cérebro, aumentando a consciência espacial e melhorando a aprendizagem, memória e desempenho mental. Movimentos como o QUADRUPEDAL(vide primeira imagem) no parkour, estabelecem novas vias nervosas, fazendo com que a capacidade do corpo e do cérebro de se comunicar de forma mais eficiente aumentem e tenham um esforço coordenado em movimento, ajudando em tarefas simples como as tarefas diárias.

BENEFÍCIOS FITNESS:
No parkour temos dois movimentos que são definidos em movimento prático e funcional, o que significa que as habilidades que você adquire no treino se relacionam diretamente com a sua vida fora do treino. Construa rapidez, resistência, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, força explosiva, tudo através da prática, com diversão como uma criança.




BENEFÍCIOS EMOCIONAIS/MENTAIS:
Parkour vai além de movimentos físicos. Obstáculos físicos exigem e cultivar o auto-conhecimento e auto-confiança. Obstáculos físicos são metáforas para compreender as próprias forças e fraquezas. Aprender a se aproximar e superar os obstáculos é algo que todo mundo enfrenta. Ter sucesso, empurrando as limitações do passado e confiar em si mesmo é um exercício mental e emocional diariamente ao se envolverem com o parkour.



BENEFÍCIOS SOCIAIS:
Em nossa sociedade informatizada, entrar em relação com você e outros praticantes como você, se divertir, desafiar a si mesmo nos torna parte de uma comunidade. Sempre promovendo um ambiente não competitivo, com muito apoio e incentivo. Conexões sociais positivas são parte integrante de uma vida feliz e saudável, criando uma comunidade baseada em movimento.




Bom pessoal, acho que deu pra ter uma pequena noção da porrada de benefícios que o parkour traz né ? Então, tá esperando o que pra se juntar a nós e participar de um treino animado e produtivo ? Clique aqui e conheça mais sobre o treino e faça já seu cadastro !

Fontes:
Texto traduzido e adaptado de http://www.apexmovementnorcal.com/#!benefits-of-parkour/c12bb , acessado em 02 de dezembro de 2013, as 21:30http://www.latina.com.br/purobemestar/index.php/2011/06/22/a-pratica-do-esporte-no-cotidiano/ , acessado em 02 de dezembro de 2013, as 20:17

Entre em Contato


Dúvidas Frequentes

Onde são realizados os Treinos?
Por favor clique aqui para acessar.
Fale conosco por Email

modesto@parkourbrazil.com

WhatsApp

(+55 17) 99729-3390