Conheça o Slackline!

Slackliner do Rio De Janeiro
Você conhece o Slackline ?
Como prometido, venho trazer pra vocês um pouco sobre este esporte que integramos ao final de nossos treinos de Parkour, para ajudar no treinamento da Propriocepção.

Este esporte que vem crescendo cada dia mais é caracterizado como um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon ou poliester estreita e flexível, geralmente a 30cm do chão.(Esta altura varia de acordo com a modalidade praticada.)

O Slackline iniciou-se em meados dos anos 80 nos campos de escaladas do Vale de Yosemite - EUA , onde os escaladores que geralmente acampavam por lá buscavam maneiras de novas vias de escaladas, e no tempo vago quando não estavam escalando esticavam suas fitas e se equilibravam caminhando por elas.
A palavra Slackline significa "Linha folgada", muito semelhante à corda bamba dos artistas circenses.

Como em vários esportes, o Slackline possui suas modalidades de acordo com as características das manobras realizadas na fita e do local onde ele é montado:

 
Trickline:
O trickline é a modalidade mais praticada do slackline. Geralmente praticado a partir de 60cm de altura, o trickline permite a realização de manobras de saltos e equilíbrio extremo, exigindo do praticante bastante preparo físico e treino. (clique no nome da modalidade para ver um exemplo)

Highline:

O Highline é praticado em alturas superiores a 5 metros. Esta modalidade requer muita experiência e conhecimento de alpinismo, pois é necessário utilização de equipamentos de segurança e conhecimento técnico de sistema de redução. Além do preparo físico e concentração, controle mental é fundamental para manter em equilíbrio sentimentos como medo, ansiedade e adrenalina em grandes alturas. (clique no nome da modalidade para ver um exemplo)

Longline:
O longline é a pratica do slackline em fitas com comprimento a partir de 20 metros. Esta modalidade exige do praticante bastante condicionamento físico, pois quanto maior o comprimento da fita mais força muscular e equilíbrio são necessários, e também requer bastante concentração para manter-se na fita e vencer as dificuldades. (clique no nome da modalidade para ver um exemplo)

Waterline:
O waterline é a pratica do slackline sobre a água. Seja em piscinas, rios ou praias esta é a modalidade mais refrescante e descontraída, já que podem ser realizadas diversas manobras do trickline e as quedas nunca serão mal desejadas.(clique no nome da modalidade para ver um exemplo)



E ai vocês devem estar me perguntando, "O que é Treino de Propriocepção modesto ?"
Bom, vamos lá.
O Treinamento Proprioceptivo é baseado em exercícios para a melhora da sensação de movimento originadas das articulações, músculos, tendões, cápsulas e ligamentos que são enviadas por meio de vias ao sistema nervoso central de modo consciente ou inconsciente e influenciando no tônus muscular, execução motora e coordenação, reflexos musculares, equilíbrio postural e estabilidade articular.

Para você entender melhor fica fácil em termos práticos este tipo de treino consiste em causar desequilíbrios ao corpo de forma organizada para que haja uma resposta do sistema nervoso central gerando estabilidade funcional. Por exemplo: Quando pisamos numa superfície irregular, os proprioceptores detectam essa mudança e enviam essas informações para o cérebro aonde são processadas, o cérebro, então, "orienta" os componentes articulares envolvidos a se reajustarem à nova situação para manter o equilíbrio e então chamamos essa resposta de controle neuromuscular.

E ai você pergunta, como o Slackline entra nisso ? Simples, a grosso modo o treinamento proprioceptivo consiste em você realizar exercícios em terrenos irregulares, então, estamos caminhando sobre uma corda que não é fixa, balança, chacoalha... afetando diretamente sua propriocepção! Não é demais ? Fora que o slackline também trabalha os músculos dos membros inferiores até a lombar !

Então, está esperando o que pra experimentar a fita ?
Se quiser saber mais sobre o slackline, quiser treinar e conhecer melhor a fita, participe de nossos treinos ! maiores informações sobre os treinos clique aqui.


E abaixo, seguem fotos dos finais dos nossos treinos que utilizamos o Slackline até mesmo para descontração !





Fontes:






Bom, é isso ai pessoal, grande abraço, Modesto.

Entre em Contato


Dúvidas Frequentes

Onde são realizados os Treinos?
Por favor clique aqui para acessar.
Fale conosco por Email

modesto@parkourbrazil.com

WhatsApp

(+55 17) 99729-3390